Prefeita de Governador Valadares defende qualidade da água da cidade

A nossa água é potável e está pronta para o consumo humano”, afirmou a prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (11). O posicionamento da prefeita é uma resposta à declaração do Ministério Público de que a água tratada da cidade apresenta concentração de alumínio três vezes acima do permitido.
Segundo a prefeita, o município tem feito monitoramento constante da qualidade da água, que é atestada por laudos realizados por equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e por um laboratório credenciado pelo Inmetro.
“Desde o desastre ambiental, em novembro, a gente está monitorando a água do rio, estamos muito atentos à qualidade da água. Esses laudos nos apresentam que temos todos os indicadores dentro do parâmetro de potabilidade exigido pelo Ministério da Saúde; a água é própria para o consumo humano. Estamos convidando técnicos, o Ministério Público, o comitê da crise para acompanhar todas essas análises para ter a segurança de que nós temos uma água de qualidade”, informou a prefeita.
Elisa destacou ainda que órgãos federais, como a Agência Nacional das Águas (ANA), também têm monitorado a água tratada da cidade, e que o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) tem monitorado a água bruta do Rio Doce.
Para o diretor geral do SAAE, Carlos Apolinário, o laudo apresentado pelo Ministério Público contém erro técnico. “Esse laborátio pode fazer o exame do alumínio até acima de 1 mg, e como o padrão exigido pelo Ministério da Saúde é de 0,2mg, esse laboratório não está creditado para fazer esse tipo de exame. O que pode ter ocorrido é um erro técnico, já que todas as nossas amostras, dos exames que fazemos diariamente, nunca deu nível superior a 0,2 mg. Nosso laboratório é credenciado pelo Inmetro e nunca deu laudo acima de 0,2mg”.
Segundo ele, o sistema de tratamento de água da cidade utiliza o mesmo processo de 90% dos municípios brasileiros. Além disso, afirmou que atualmente os filtros são limpos diariamente e os tanques passam por limpeza a cada mês, procedimentos que garantem a qualidade da água ofertada à população.
Partilhar
© 2012 | Portal Vargem Grande todos os direitos reservados desenvolvido por: Grupo Mega Music Soluções em Informática