Domingo dia 21 chega ao fim mais um horário de verão

No próximo domingo (21), termina o horário de verão e os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que atrasar os relógios em uma hora. O governo federal estima gerar até a próxima semana, uma economia de R$ 7 bilhões, valor que seria necessário para investir no sistema elétrico no país.
O retorno do horário normal é esperado por muitas pessoas. “Fico contando os dias para terminar o horário de verão. Às 6h, ainda está escuro e eu saio às 5h30 para caminhar. Por está escuro a caminhada se torna muito perigosa. O governo fala que gera economia, mas não vejo onde é aplicado esse dinheiro poupado”, disse a dona de casa, Edna Brau da Silva.
“Eu odeio o horário de verão. Na hora que você está acostumando, acaba e começa tudo de novo e prejudica até meu organismo. Não gosto mesmo”, contou a autônoma, Marlene Nogueira.
Mas há quem vai sentir falta do horário. “Eu gosto do horário, pois acabo aproveitando mais o final da tarde, após o retorno do meu trabalho. Com o horário normal, acabo ficando menos estimulado ao chegar em casa, porque já está de noite”, disse o dentista, Geraldo Azevedo Junior.
O governo explica que o horário de verão possibilita a ampliação do período de maior consumo, que seria no horário de pico, das 18h às 21h. Isso reduz o volume de carga de energia nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição num mesmo momento, que acaba reduzindo os riscos de apagões.
O horário de verão abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
Partilhar
© 2012 | Portal Vargem Grande todos os direitos reservados desenvolvido por: Grupo Mega Music Soluções em Informática