Sensação térmica no Rio de Janeiro chega a 47,4 graus

O Sistema Alerta Rio, da prefeitura do Rio, que tem estações meteorológicas em vários pontos da cidade, registrou hoje nesta terça feira 15 de dezembro de 2015 a temperatura máxima de 40,2 graus Celsius (°C) , em Guaratiba, na zona oeste da cidade. No mesmo bairro, a sensação térmica chegou aos 47,4°C.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sensação térmica atingiu os 43°C, na região central da cidade. Segundo o Inmet, a cidade teve temperaturas elevadas, com pouco vento e a máxima de 39,1° C, no bairro de Realengo, na zona oeste da capital fluminense.
Segundo o meteorologista Thiago Sousa, do Inmet, existe uma massa de ar quente sobre a Região Sudeste. Isso é típico de verão, que começa no próximo dia 21. Ele informou que o tempo vai mudar nos próximos dias com a passagem amanhã [16] de uma frente fria que está no oceano, próximo do estado do Rio. Isso vai fazer com que as temperaturas caiam e a máxima prevista deve chegar aos 33°C no final do dia, trazendo chuvas e trovoadas.
Souza disse que,  devido à presença do fenômeno El Niño e ele estará bem ativo nos próximos meses atuando no Oceano Pacífico. “Ele [o El Niño] pode se tornar um dos três mais fortes desde 1950, trazendo para o Sudeste temperaturas bem altas no verão”. O meteorologista explicou que o El Niño muda o padrão da circulação de ventos e isso provoca influência em todo o planeta.
De acordo com a meteorologista do Sistema Alerta Rio, Juliana Hermsdorff, com a proximidade do verão, as temperaturas tendem a aumentar. “Há uma massa de ar quente sobre o município, mas uma frente fria que está sobre o oceano deixará o tempo nesta quarta-feira bastante abafado, com céu mais fechado que hoje, com pancadas de chuva em áreas isoladas”. Juliana informou que já choveu no bairro de Bangu, na zona oeste do Rio, e à noite, devem ocorrer pancadas de chuva em pontos isolados da cidade. Com informações da Agência Brasil.
Partilhar
© 2012 | Portal Vargem Grande todos os direitos reservados desenvolvido por: Grupo Mega Music Soluções em Informática