Letra de Lepo Lepo aparece em questão de prova no Espírito Santo (saiba)

Psirico - Lepo LepoApós a polêmica causada por uma prova de Filosofia do Distrito Federal que tinha uma questão envolvendo uma música da cantora Valesca Popozuda, um professor – também de Filosofia – de Pedro Canário, no Norte do Estado, surpreendeu os alunos durante um exame.

Uma das questões elaboradas pelo educador citava o cantor Márcio Victor, da banda Psirico, como “pensador contemporâneo” e questionava aos alunos qual alternativa não fazia referência à letra da famosa música “Lepo Lepo”. A prova foi aplicada em uma das turmas do primeiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Manoel Duarte da Cunha, nesta segunda-feira (02).

lepo lepo questãoO professor e autor da polêmica questão, Maurício de Menezes Matos, formado em História, contou que a ideia de incluir a letra da música na prova não era para gerar polêmica, mas sim levar situações do cotidiano e da atualidade para a crítica dos alunos em sala de aula.

“A ideia é verificar que a filosofia está em todos os lugares. Nas entrelinhas, a música fala de desemprego e desigualdade social. No nosso caso não fazer polêmica, mas ver e contestar essas situações no cotidiano”, explica.

O educador conta ainda que não tenta inovar apenas utilizando músicas famosas, mas em todas as situações cotidianas que mereçam discussão, como novelas e filmes. “Tentamos pegar aquele assunto e abordar em sala de aula. Temos que falar na linguagem dos alunos. No fim da aula eles não ficam querendo ir embora”, garante.

Maurício de Menezes Matos, que é baiano, já foi professor de cursos de pré-vestibular onde morava, em Salvador. Ele acredita que nesse tipo de curso as aulas são muito animadas, para dar vontade de estudar ao aluno, e foi daí que resolver mudar a forma de lidar com os alunos do ensino médio, em Pedro Canário.

As aulas de Maurício incluem até paródias sobre os conteúdos abordados. “As discussões desse tipo melhoram no aprendizado e os alunos assimilam o conhecimento. Estamos no século XXI e, se nós professores não lançarmos mão da da inovação, ficaremos para trás”, completa.

Partilhar
© 2012 | Portal Vargem Grande todos os direitos reservados desenvolvido por: Grupo Mega Music Soluções em Informática